» Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

TAMANHO DA LETRA A- A A+

Nossas florestas plantadas convivem em total harmonia com uma extensa área de conservação e preservação, que protegem os mananciais, a fauna e a flora, e ajudam a regular o regime de chuvas.

A Remasa, preocupada e consciente de seu papel para a preservação dos recursos naturais, vem desenvolvendo e apoiando vários projetos no sentido de investigar a questão da preservação ambiental aliada às suas práticas econômicas.  Nossos estudos e projetos têm apontado que as florestas plantadas servem como abrigos para alimentação e nidificação, além de corredores para um grande número de espécies nativas, inclusive de espécies ameaçadas de extinção, desmistificando e contrariando as teorias que apontam as florestas plantadas com gênero Pinus como grandes desertos verdes desprovidos de vida silvestre.

Ao todo em suas fazendas o Grupo Remasa possui 36.051,16 ha, destes, 17.757,65 ha (49,3%) são de plantios comerciais de Pinus spp.

As áreas naturais, que são cobertas com Floresta Ombrófila Mista, representam aproximadamente a metade das áreas, com 16.688,09 ha (46,3%), compostas de áreas protegidas e protetivas.

Outros usos correspondem a 1.605,42 (4,4%), que são infraestrutura, estradas, lagos e redes de transmissão de energia.

Essa conformação espacial dos plantios, aliado a áreas nativas é responsável pela formação de grandes mosaicos, conectados por extensos corredores de biodiversidade, que facilitam o deslocamento da fauna e da flora entre as áreas de preservação.