TAMANHO DA LETRA A- A A+

Em parceria com o Sindicato Rural de Bituruna e Senar-PR, a Remasa promoveu no início de maio o curso “Combate à Incendios Florestais” para 15 colaboradores da empresa. Durante o treinamento, instrutor Luciano Oliveira ensinou aos participantes técnicas de combate aos mais variados tipos de incendios, com a utilização de equipamentos como abafadores, enxadas, pás, pinga-fogo, máquinas pesadas (abertura de aceiros), bomba costal e mangueira proveniente de tanque de água.

Além das técnicas relativas ao combate a incêndios, o instrutor também ensinou métodos de primeiros socorros em meio ao fogo, como, entre outros, formas de respirar em meio a fumaça e de deslocar sozinho uma pessoa desmaiada ou machucada em meio às chamas.

Os participantes avaliaram que o curso superou as expectativas, já que proporcionou uma situação real de incêndio, envolvendo todos os riscos e dificuldades encontrados durante o contato direto com o fogo. “Dificilmente teremos ocorrência de incêndios, mas, se isso eventualmente acontecer, possuimos uma equipe de brigadistas totalmente treinada para controlar a situação”, disse o gerente florestal Edson Luiz Serpe, lembrando que, com relação à questão de prevenção de incendios, a Remasa conta também com três torres de observação.

GALERIA DE FOTOS