Setenta colaboradores da Remasa receberam no dia 08 de agosto treinamento inicial de programa de exercícios físicos para serem realizados todos os dias antes ou durante as atividades laborais, como forma de melhorar a disposição e o bem estar no dia-a-dia de trabalho. O programa foi elaborado e está sendo implantado sob a orientação das fisioterapeutas Ticiana do Prado e Mayra Lopedote, que dividiram os funcionários em três grupos distintos para a realização dos exercícios: Grupo 1: Trabalhadores Rurais; Grupo 2: Tratoristas Florestais; e Grupo 3: Demais funções da empresa.
Na primeira etapa todos os colaboradores da empresa receberam o mesmo treinamento e, na sequencia, líderes escolhidos ficarão responsáveis pela condução dos exercícios em seus grupos de trabalho, sob a supervisão, monitoramento e incentivo do Departamento de Segurança do Trabalho da empresa. Segundo a fisioterapeuta Ticiana, são grandes os benefícios proporcionados aos trabalhadores pela ginástica nas diversas funções da empresa, como a melhora do desempenho, flexibilidade e bem-estar, evitando possíveis dores e cansaço excessivo ao final do dia de trabalho. A fisioterapeuta ainda destacou a importância da iniciativa da empresa em implantar tal atividade: “É louvável a preocupação permanente da Remasa com o conforto, segurança e bem-estar do funcionário”, elogiou.
Recentemente a Remasa contratou uma empresa especializada para analisar todas a as atividades que poderiam gerar risco ergonômico aos seus colaboradores. A conclusão deste trabalho não entendeu como necessária a prática de ginástica laboral , devido que na maioria das atividades o tempo de exposição e frequência não oferecem riscos aos colaboradores. Mesmo assim, a empresa optou pelo benefício em favor de seus colaboradores. “Conforto e segurança nunca é demais”, observou o gerente florestal Edson Serpe.