TAMANHO DA LETRA A- A A+

Anfitriã da última reunião externa de 2013 da Associação Paranaense das Empresas de Base Florestal – APRE, a Remasa recebeu, no último dia 11 de outubro, na fazenda Lageado Grande, doze representantes de empresas florestais – nove associadas e três convidadas – para visita técnica à empresa e discussão de questões administrativas e políticas relativas às açoes da APRE. Participou da reunião o diretor do Departamento de Florestas Plantadas do Paraná (DEFLOP), da Secretaria Estadual de  Agricultura e Abastecimento (SEAB), Mariano Félix Duran, na qualidade de representante e interlocutor do governo  junto à APRE nas questões do setor florestal.

O ponto alto do encontro foi a apresentação técnica e demonstração prática do equipamento Smartbird -260, um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) para usos diversos na área florestal, como microplanejamento, mapeamento e senso florestal, monitoramento ambiental, atualizações de uso do solo, entre outras aplicações.

Após recepção pelo diretor técnico da Remasa e atual presidente do Conselho Deliberativo da APRE, Gilson Geronasso, a reunião iniciou com apresentação da empresa anfitriã pelo gerente florestal, Edson Luis Serpe, seguida da palestra proferida pelo engenheiro florestal Mário Polanski,da empresa curitibana Softmapping Engenharia, Cartografia e Geoprocessamento Ltda, sobre o novo equipamento aéreo florestal que permite a tomada de imagens com alta resolução em voos autônomos, com custo competitivo em relação a outros meios tradicionais de obtenção de imagens, como aviões tripulados e fotos de satélite.

Na pauta da reunião foram discutidos assuntos como o projeto “Estradas Florestais”, que visa a concretização de parceria entre  o governo estadual, através da Secretaria de Infraestrutura e Logística – SEIL, e APRE/iniciativa privada para melhorar o escoamento da madeira no Paraná; o novo CAR (Cadastro Ambiental Rural), de acordo com o Código Florestal; assuntos do DEFLOP, como a abertura de fronteiras para o setor florestal, sem prejuízo ambiental; estratégias de divulgação da Expo Madeiras&Construção, feira a ser realizada entre 2 e 4 de dezembro no CIETEP, em Curitiba, com o objetivo de popularizar e estimular o uso da madeira de florestas plantadas na construção civil; além de outros assuntos pertinentes ao setor. 

O diretor executivo da APRE, Carlos Mendes, e o assessor jurídico da entidade, Paulo de Tarso, que participaram em Brasilia da reunião da ABRAF no dia 25 de setembro, quando foi apresentado o sistema SiCAR, que deverá ser utilizado pelos produtores rurais para adequação de suas propriedades no CAR, relataram que a impressão do sistema foi a melhor possível, de fácil trabalhabilidade, embora sua implantação dependa ainda de regulamentação. “O SiCar é uma ferramenta importante e prática para a adequação das propriedades rurais frente ao Cadastro Ambiental Rural”, avaliou Carlos Mendes.

Ao final dos trabalhos, o grupo fez uma breve visita nas instalações da fazenda Lageado Grande e assistiu, em campo, demonstração do novo equipamento VANT. O diretor técnico da Remasa, Gilson Geronasso, disse que, como presidente do Conselho Consultivo da entidade, foi “gratificante” receber os associados na sede da empresa no final de seu mandato na APRE (encerra em 31).”O importante é que todos sairam satisfeitos, inclusive com a apresentação do VANT, uma novidade no segmento florestal”, destacou o diretor da Remasa.

A empresa anfitriã também impressionou os visitantes, segundo relato do gerente florestal da Dissenha S.A. Indústria e Comércio, Cesar Ferreira: “A Remasa demonstra uma grande competência na condução das suas atividades, tanto na área operacional e comercial, como no cuidado da segurança de seus colaboradores e meio ambiente”, elogiou. Segundo Ferreira, “observa-se também na Remasa o comprometimento por parte de seus colaboradores em fazer com que a empresa seja referência no seu negócio.”

Participaram do dia de trabalho da APRE na Remasa as associadas Arauco Forest do Brasil ; Berneck S.A Painéis e Serrados; Dissenha S.A indústria e Comércio; Industria de Compensados Guararapes; Palbrás S.A Agropastoril; komatsu Forest Ltda.; Reflorestadora São Manoel Ltda; Madeireira Rio Claro Ltda.; e Remasa Reflorestadora S.A. Não associadas convidadas: Floresta Serviços Ltda; Weiss Engº Ltda; Softmapping; Madeireira Louro Ltda, além do diretor do DEFLOP da SEAB, Mariano Félix Duran.

GALERIA DE FOTOS