Professores universitários do México conhecem na Remasa Manejo de Pinus praticado no Brasil

|
[tempo_leitura]
img_destaque_noticias_Professores universitários do México conhecem na Remasa Manejo de Pinus praticado no Brasil

Uma equipe de professores da Universidad Autónoma Chapingo, do México, acompanhada por professores da Unicentro de União da Vitória, visitou a Remasa Reflorestadora S.A no dia 17 de setembro, com o objetivo de conhecer o processo de Manejo Florestal brasileiro do Pinus, já que no México esta espécie é nativa.

Na Remasa os visitantes receberam informações teóricas sobre as técnicas empregadas no manejo e acompamharam na prática todo o processo, desde a produção de mudas até o produto final. Após palestra ministrada pelo gerente florestal Edson Luis Serpe, os professores foram ao viveiro da fazenda Lageado Grande para conhecer a técnica da quebra de dormência da semente, a semeadura, os cuidados gerais para o bom desenvolvimento das espécies Pinus taeda e Patula; e, por fim, o rigoroso controle de qualidade (seleção) das mudas que são disponibilizadas para o plantio.

Na área de Silvicultura, os visitantes conheceram a atividade de plantio com as ferramentas pá chilena e plantadeira manual e acompanharam as intervenções realizadas na floresta, através dos primeiros e segundos desbastes. Em campo, também assistiram a colheita Corte Raso, onde puderam observar a atividade de derrubada mecanizada, arraste, traçamento e classificação de toras e carregamento.

COMPARTILHAR

Ao utilizar este site você aceita o uso de cookies para otimizar sua experiência de navegação. Política de Privacidade