Nossa Atividade
Impacto e Responsabilidade
A Unidade de Manejo Florestal – UMF REMASA soma aproximadamente 38 mil hectares de área total que estão distribuídas em diversas fazendas, localizadas em seis municípios, conforme apresentado na tabela abaixo.
Objetivos do Manejo
1° Produção para a Indústria
Produzir toras e toretes de Pinus e Eucalyptus para destinação às indústrias de transformação da região onde a Remasa está inserida, contribuindo para o desenvolvimento regional.
2° Manejo Sustentável
Planejar a implantação e condução dos plantios florestais em regime de manejo sustentável, de forma a garantir a continuidade do negócio a longo prazo.
3° Silvicultura
Desenvolver e aprimorar técnicas silviculturais de modo a maximizar o rendimento da floresta e minimizar possíveis impactos ambientais, adotando a abordagem da precaução em relação a conservação da natureza.
4° Uso Múltiplo
Buscar o uso múltiplo dos recursos florestais, a fim de se obter o máximo aproveitamento da produção florestal, garantindo a viabilidade econômica da Remasa.
5° Monitoramento e Avaliação
Monitorar e avaliar os aspectos ambientais, sociais, técnicos e econômicos relativos ao manejo florestal, buscando sempre a melhoria contínua e a sustentabilidade do negócio.
Capacidade de produzir 1,5 milhão de mudas por ano
O viveiro tem capacidade de produzir anualmente 1,5 milhão de mudas, que atendem à maior parte da demanda da empresa, sendo o restante adquirido no mercado.
A partir de 2022 novas técnicas de preparo do solo foram implementadas, uma delas é a utilização do coveador, uma escavadeira hidráulica com cabeçote tipo broca. O triturador florestal, implemento adaptado em escavadeira, é empregado na limpeza de área e tem garantido resultados satisfatórios.
Como apresentado no gráfico abaixo, as florestas da Remasa possuem um crescimento em m3/ha acima da média brasileira devido ao manejo adotado.
Tecnologia e Capacitação de Ponta
O uso de máquinas e equipamentos adaptados às nossas condições e com operadores constantemente treinados garante que tenhamos uma produção segura com alto desempenho e excelente qualidade.
Utilizamos as melhores técnicas para projetar nossa malha viária, de forma que garanta o fornecimento constante de nossos produtos, independente das intempéries climáticas.
Conservação e Preservação em Harmonia
Nossas florestas plantadas convivem em total harmonia com uma extensa área de conservação e preservação, que protegem os mananciais, a fauna e a flora, e ajudam a regular o regime hídrico.
A Remasa, preocupada e consciente de seu papel para a preservação dos recursos naturais, desenvolve e apoia diversos projetos e estudos a fim de obter dados sobre as práticas de preservação ambiental aliadas com as atividades econômicas.
Nossos estudos e projetos têm apontado que as florestas plantadas servem como abrigos para alimentação e nidificação, além de corredores para um grande número de espécies nativas, inclusive de espécies ameaçadas de extinção.
Ao todo, a Remasa possui 37.945 ha, destes, 18.162 ha (48%) são de plantios comerciais de Pinus spp. e Eucalyptus spp.
As áreas naturais, que são cobertas com Floresta Ombrófila Mista, representam aproximadamente a outra metade das áreas, com 18.373 ha (48%), compostas por áreas protegidas e protetivas.
Outros usos correspondem a 1.410 ha (4%), que são infraestruturas, estradas, lagos e redes de transmissão de energia.