TAMANHO DA LETRA A- A A+

Como gestora do projeto de informação, conscientização e valorização da silvicultura “Cultivando o Futuro”, a Remasa recebeu no dia 23 de agosto 38 pessoas da região, entre estudantes do Ensino Médio, pais, professoras, diretora escolar, técnico florestal da Prefeitura de Bituruna, engenheira agrônoma da Emater e líderes da Comunidade Santa Bárbara para uma visita à empresa, com passeios ao viveiro, palestras e aulas de campo nas fazendas Lageado Grande e Santa Cruz.

A visita atende parte do cronograma do projeto, a qual estabelece que os alunos farão um viveiro ao lado da escola em que estudam e as mudas produzidas pertencerão a eles e à comunidade em que estão inseridos. Para isso, a Remasa vai doar os tubetes, os sombrites e as 

armações, além de fornecer todo o suporte técnico, com a disponibilização de profissionais da empresa para a realização de palestras e orientações relacionadas ao cultivo de mudas de pinus. 

Os visitantes iniciaram o roteiro com café da manhã servido no refeitório, seguindo para o CETER – Centro de Treinamento, onde participaram de atividades de integração e palestra sobre a formação de um viveiro. Em seguida, foram até o viveiro para uma aula prática sobre a produção de mudas. “Todos aprenderam na prática como se prepara uma muda e os cuidados que esta exige”, contou a diretora  da Escola Estadual Santa Izabel, Márcia Toneti.

 Após o almoço, os visitantes seguiram para a fazenda Santa Cruz onde observaram o processo de colheira, com todo  maquinário e modernas práticas de produção de madeira nas florestas de pinus. A diretora Márcia ressaltou a importância dos jovens conhecerem processos produtivos como os da Remasa, “exemplo de sustentabilidade, que traz esperança para as novas gerações”.

Também a engenheira Agrônoma Niléia Mattiola, da Emater, observou os olhares impressionados e curiosos dos jovens visitantes. “Todos ficaram maravilhados com o cuidado, técnica e tecnologia empregados na Remasa”, relatou, contando sobre a presença no grupo de alguns pais de alunos que trabalharam na empresa anos atrás e elogiaram as mudanças, crescimento e evolução da empresa.

São parceiros da Remasa no projeto “Cultivando o Futuro” a Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de Bituruna; a EMATER, através da Fundação Terra; o SENAR, através do Sindicato Rural dos Trabalhadores de Bituruna; a Escola Estadual Santa Izabel e os líderes da Comunidade do assentamento Santa Bárbara.

GALERIA DE FOTOS