A exemplo dos anos anteriores, a Remasa promoveu, de 20 a 24 de outubro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural – SIPATR, reunindo cerca de 160 pessoas, entre colaboradores diretos e prestadores de serviços terceirizados. O diretor vice-presidente Gilson Geronasso fez a abertura do evento destacando a importância da cultura prevencionista nos ambientes de trabalho, assim como da conscientização dos colaboradores quanto aos cuidados cotidianos em realizar as atividades de forma segura e saudável.
Ao longo da semana foram abordados cerca de 11 temas em 20 horas de treinamentos, cursos, palestras e atividades relacionadas a segurança do trabalho e qualidade de vida. Na sexta-feira, marcando o encerramento da SIPATR, foi realizado o Dia da Saúde, com a participação de vários profissionais da saúde de Bituruna, que proferiram palestras e realizaram avaliações individuais da saúde em todos os colaboradores presentes.
Para o técnico de Segurança Oeriton Seccon, A SIPATR é uma ferramenta importantíssima de prevenção de acidentes no trabalho, pois, além de orientar os colaboradores, traz questões do nosso cotidiano, como doenças sexualmente transmissíveis, saúde ocupacional e demais temas, despertando a conscientização para a importância de trabalhar de forma segura.”São temas importantes que nos levam a refletir sobre a forma de como cuidamos de nossa saúde, da nossa família, e como nos protegemos ao desenvolver nossa atividade laboral”, avaliou Seccon.
O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho Rural e Supervisor Florestal Gilmar Antonio Guerellu, disse que as atividades desenvolvidas durante a semana mostram a preocupação e empenho da empresa em valorizar a integridade física dos seus colaboradores, através do trabalho de prevenção de acidentes.
A SIPATR/2014 da Remasa contou com as seguintes palestras, e respectivos palestrantes:
– “Administração do Tempo”, com ênfase em qualidade X relacionamento no ambiente de trabalho, por Caren Kelli Jenczmionki, do Senar;
– Indices de Acidentes, por Cesar Ferreira da Silva, engenheiro florestal;
– Segurança do Trabalho, por Edson Luiz Serpe, engenheiro florestal;
– Doenças relacionadas ao trabalho, por Patrik Garcia de Lima, médico;
– Educação postural na empresa, por Adriano da Silveira Magnabosco, fisioterapeuta;
– Operação Segura de Máquinas Florestais, por Oeriton Luis Seccon, técnico de segurança;
– Prevençao de Acidentes no Trânsito, por Ezequiel Costa, instrutor de Trânsito;
– Arte de cuidar-se no Trabalho, por Sirlei Pedrollo Bez, enfermeira;
– DST – Doenças sexualmente Transmissíveis, por Vinicius Fernando Mendes, enfermeiro;
– Hábitos Alimentares, por Ageu de Quadros, nutricionista;
– Higiene Bucal, por Carla Roberta Silveira, dentista.