TAMANHO DA LETRA A- A A+

Dando sequência à prática de desenvolver programas voltados à responsabilidade social e ambiental junto a sociedade local, a Remasa está promovendo uma série de reuniões com as comunidades vizinhas de suas propriedades, com o objetivo de informar e conscientizar os moradores sobre assuntos referentes à prevenção de incêndios florestais, modalidades legais de queima controlada e questões afins. Os encontros contam com palestras de representantes do Corpo de Bombeiros, da Força Verde, de autoridades da área de Agricultura de municípios vizinhos, além de profissionais da empresa.

As primeiras reuniões foram realizadas no dia 7 de julho, nas comunidades de Faxinal dos Santos, em General Carneiro, e Santa Catarina, município de Bituruna, ambas vizinhas da Fazenda Lageado Grande. Destes encontros participaram o comandante Thomaz do Corpo de Bombeiros de General Carneiro e o Bombeiro Comunitário Mário, que apresentaram aspectos teóricos sobre a Prevenção de Incêndios. Da Força Verde de Guarapuava, o Tenente Leandro e o Sargento Marcelo falaram aos participantes sobre os principais tipos de crimes ambientais e suas respectivas penas, como caça, pesca, destruição da fauna e, principalmente, queimadas ilegais.

As reuniões iniciaram com a apresentação da empresa pelo supervisor de Segurança Flávio Perez, seguida da exposição de questões legais referentes a queimas, pelo gerente Florestal Edson Serpe, que também lembrou que a empresa realiza monitoramento diário do índice de risco de incêndio e conta com brigadas permanentes treinadas, torres de observação e equipamentos de apoio. O supervisor de Gestão Socioambiental da Remasa, Dieter Liesch, falou sobre o processo de certificação FSC e apresentou os principais resultados de uma pesquisa de impactos sociais realizada pela Remasa nestas comunidades. Também foi aberto espaço para questionamentos a respeito de possíveis impactos nas atividades produtivas da empresa.

Participante do encontro na comunidade Faxinal dos Santos, o secretário da Agricultura de General Carneiro, Celso Trentin, elogiou a iniciativa da Remasa. “Foi uma ótima oportunidade para orientar nossos agricultores sobre a obrigatoriedade da autorização do IAP para efetuar queimadas, mesmo que para a limpeza de áreas de lavouras antes do plantio”, exemplificou.

As próximas reuniões de conscientização da população para a prevenção de incêndios florestais serão realizadas nas comunidades vizinhas das fazendas Santa Cruz e Selva Verde.

GALERIA DE FOTOS