TAMANHO DA LETRA A- A A+

     O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, foi comemorado na Remasa Reflorestadora com uma série de atividades colaborativas de cidadania, respeito e cuidados com o meio ambiente. Sob a coordenação do Centro de Treinamento e Ensino Remasa – CETER, já no dia 1º de junho onze funcionários iniciaram as atividades da Semana fazendo a limpeza de um trecho de 3 quilômetros da PR 170, no entorno da Fazenda Lageado 01, recolhendo cerca de 410 quilos de lixo, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, papéis, fraldas descartáveis, embalagens de agrotóxicos, vidros, entre outros.

     Após a coleta, foi feita a separação e pesagem de todo o lixo recolhido. “Muitas pessoas ainda não se deram conta da importância de não jogar lixo no meio ambiente”, disse o professsor Jeferson Camargo dos Santos, responsável pelo CETER, lembrando que  há dois anos, quando esta mesma atividade foi realizada pelos funcionários da Remasa, foram recolhidos 249 quilos de lixo no mesmo precurso, quase a metade do que foi recolhido na ação deste ano. 

     No dia 9 de junho, uma equipe de funcionários ainda participou da manifestação em defesa do meio ambiente no centro da cidade de Bituruna, distribuindo mudas de árvores cedidas pela Prefeitura Municipal e sacolas para lixo aos motoristas oferecidas pela Remasa. Também a Sanepar cedeu copos de água para enfatizar a importância da preservação dos mananciais, além de materiais pedagógicos sobre a urgência para o meio ambiente dos três “Rs”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

    A data de 5 de junho foi escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente em virtude de um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas -ONU para tratar de assuntos ambientais que envolvem do planeta. A data é importante porque provoca discussões sobre o conjunto de problemas ambientais que hoje preocupam toda a humanidade, como a poluição do ar, dos solos e da água, desmatamentos indiscriminados, extinção de animais, destruição da camada de ozônio, diminuição da biodiversidade e da água potável, entre outros. Para o professor Jeferson,  se cada  um fizer a sua parte, o mundo se transformará e as gerações futuras viverão melhor.

GALERIA DE FOTOS