TAMANHO DA LETRA A- A A+

Uma equipe de professores da Universidad Autónoma Chapingo, do México, acompanhada por professores da Unicentro de União da Vitória, visitou a Remasa Reflorestadora S.A no dia 17 de setembro, com o objetivo de conhecer o processo de Manejo Florestal brasileiro do Pinus, já que no México esta espécie é nativa.

Na Remasa os visitantes receberam informações teóricas sobre as técnicas empregadas no manejo e acompamharam na prática todo o processo, desde a produção de mudas até o produto final. Após palestra ministrada pelo gerente florestal Edson Luis Serpe, os professores foram ao viveiro da fazenda Lageado Grande para conhecer a técnica da quebra de dormência da semente, a semeadura, os cuidados gerais para o bom desenvolvimento das espécies Pinus taeda e Patula; e, por fim, o rigoroso controle de qualidade (seleção) das mudas que são disponibilizadas para o plantio.

Na área de Silvicultura, os visitantes conheceram a atividade de plantio com as ferramentas  pá chilena e plantadeira manual e acompanharam as intervenções realizadas na floresta, através dos primeiros e segundos desbastes. Em campo, também assistiram a colheita Corte Raso, onde puderam observar a atividade de derrubada mecanizada, arraste, traçamento e classificação de toras e carregamento.

GALERIA DE FOTOS