Os alunos da Escola da Fazenda Santa Cruz, da Remasa, tiveram um dia de aula diferenciado em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, com diversas atividades relativas às lutas do movimento negro por igualdade racial no Brasil.
Com a orientação da professora Carla Nunes da Rocha, os alunos confeccionaram cartazes e um painel abordando a temática e foi servido um jantar com alimentos da culinária Afro–brasileira, como feijoada, quirera, couve, mungunzá e doce de amendoim.
Além de palestra proferida pela nutricionista da Remasa Valéria Masiero sobre a Culinária Afro–Brasileira, a professora Carla fez algumas explanações sobre a História e a Cultura dos Afrodescendentes e sua colaboração na formação e desenvolvimento do Brasil.
Para encerrar a noite, os alunos-colaboradores assistiram ao filme “Besouro”, que conta a história de um dos maiores capoeiristas do Brasil, o qual, para alguns foi apenas um mito, mas para muitos foi um homem de coragem que lutava pela causa negra na década de 1920.
Segundo a professora Carla, “a noite foi especial, pois os alunos tiveram a oportunidade de manifestar suas ideias e discutir sobre a realidade do preconceito racial no Brasil”.
O Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro, é comemorado em todo o país, mas considerado feriado em apenas 893 municípios brasileiros. A data foi escolhida em função do aniversário de morte de Zumbi dos Palmares, mártir da resistência negra no Brasil, morto em 1695.