Mais de cinquenta alunos do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram recebidos na Remasa no início de junho para uma visita de estudos, sob o acompanhamento do professor de Manejo Florestal, Julio Eduardo Arce.
Durante dois dias, os estudantes participaram de palestras, fizeram visitas a campo e receberam informações sobre planejamento florestal e técnicas de manejo diferenciadas para o mercado de madeira clear. “Há tempos desejávamos oferecer um programa deste aos nossos alunos e a visita à Remasa ficou acima das expectativas”, avaliou o professor Julio Arce, lembrando que os estudantes puderam observar na prática um manejo para uso de multi produtos, diferenciado dos que normalmente encontra-se nos regimes pulpwood das empresas focadas na produção de papel.
Para o diretor técnico da Remasa, Gilson Geronasso, o ponto alto da visita foi a percepção dos estudantes sobre a necessidade de equilíbrio entre produção e conservação. “Aqui os futuros engenheiros florestais viram que é perfeitamente possível, e viável, produzir e proteger a natureza ao mesmo tempo”, disse. Ele lembrou que a Remasa tem taxa de preservação acima da média do estado do Paraná – para cada hectare produzido, a empresa conserva um e atualmente conta com produção sustentável de 20 mil metros/mês. “É importante que o estudante valorize o segmento conservacionista sem perder o foco na atividade da produção”, concluiu o diretor.
Ao final da programação, estudante Marina Stygar também manifestou sua satisfação em visitar a Remasa. “O que mais chamou a atenção foi o ambiente agradável de trabalho e o uso de métodos sofisticados de manejo florestal”, avaliou.